sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

-O Mito Bruxesco da Descida da Deusa ao Submundo

"A Nossa Senhora - a Deusa Aradia [ou Diana] - nunca amou, mas Ela resolvia todos os Mistérios, até o Mistério da Morte; Então fez uma viagem ao Submundo. 

Os Guardiães dos Portais desafiaram-na: 'Despe os Teus trajes, Tira as tuas jóias; porque não os podes trazer para esta nossa Terra.'


Então Ela despiu os seus trajes e tirou as suas jóias, e foi amarrada, como todos os que entram no Reino da Morte, a Poderosa.


E era tal a sua beleza, que a própria Morte se ajoelhou e beijou os seus pés, dizendo: 'Abençoados sejam os Teus pés, que te trouxeram para estes caminhos. Fica comigo; mas deixa-me pôr a minha mão fria no Teu coração.'


Ela respondeu: 'Eu não te amo. Porque é que acabas com todas as coisas que amo e tens prazer em que esmoreçam e morram?'


'Senhora', respondeu a Morte, 'Esta é idade e destino, contra as quais nada posso fazer. A idade faz com que todas as coisas murchem; mas quando os homens morrem no fim do tempo, eu dou-lhes descanso e paz, força para que eles possam retornar. Mas Tu! Tu és maravilhosa. Não voltes; fica comigo!'


Mas a Deusa respondeu: 'Não! Não te amo.'


Então disse a Morte: 'Como não recebeste nem a minha mão ou o teu coração, terás de receber o chicote da Morte.'


'É o destino, assim seja!', disse a Deusa. E Ela ajoelhou-se, e a Morte chicoteou-a carinhosamente. E Ela chorou, 'Sinto as pancadas do amor.'


E a Morte disse, 'Abençoada Sejas!' e deu-lhe o Beijo Quíntuplo, dizendo: 'Que assim te possas manter na alegria e conhecimento.' E a Morte ensinou-Lhe todos os Mistérios, e Eles se amaram e foram um, e Ele ensinou-Lhe todas as Magias.


Porque existem três grandes acontecimentos na vida de um homem: Amor, Morte e Ressurreição no novo corpo; e a Magia controla-os todos. Pois para realizar o Amor deves voltar ao mesmo sítio e lugar e na mesma altura que a pessoa que amas, e deves lembrar-te e amá-la novamente. Mas para renascer tens de morrer e estar pronto para um corpo novo; e para morrer tens de ter nascido; e sem amor não podes nascer; e isto é tudo a Magia." [1]




_____________________
* Origem do Mito: Mitologia Grega e Mesopotâmica da Deusa Ishtar [ou Tanit/Anat] e do seu Filho Divino Dumuzi/Tammuz/Adonis que, na Itália antiga, ficou conhecida como Diana e Acteon/Atis.

[1] - Mito da Descida da Deusa ao Submundo, em versão do moderno clã Gardneriano/tradição Gardneriana.

_____________________



{Versão alternativa, a seguir}



"Tana, nossa Senhora e Deusa, queria resolver todos os Mistérios, até o Mistério da Morte. E então ela viajou até o Mundo Inferior em seu barco, no Sagrado Rio da Descida. Então sucedeu que Ela chegou diante do primeiro dos Sete Portais para o Mundo Inferior. 

O Guardião a desafiou, pedindo um de seus ornamentos como pedágio, porque nada pode ser recebido sem que algo seja dado em troca. E em cada um dos portais à Deusa foi solicitado que pagasse o preço da passagem, pois os Guardiães disseram a Ela: 'Dispa seus ornamentos, e deixe suas jóias, porque nada você deve trazer com você neste nosso reino.'


Então Tana abandonou suas jóias e sua veste aos Guardiães, e foi amarrada como todos os vivos devem ser quando buscam entrar no reino da Morte e dos Poderosos. No primeiro portal Ela deu seu cetro, no segundo sua coroa, no terceiro seu colar, No quarto seu anel, no quinto seu cinto, no sexto suas sandálias, e no sétimo seu vestido. 

Tana ficou nua e foi apresentada diante de 'Dis', e tamanha era a sua beleza que Ele ajoelhou-se quando Ela entrou. Ele deitou sua coroa e sua espada aos pés Dela, dizendo: 'Abençoados sejam Seus pés, que a conduziram por esse caminho.' Então Ele levantou e disse a Tana: 'Fique comigo, eu imploro, e receba Meu toque sobre Seu coração.'


E Tana replicou a 'Dis': 'Mas eu não amo Você, por que você faz com que todas as coisas que eu amo, e com as quais me delicio, feneçam e morram?'


'Minha Senhora', replicou 'Dis', 'É contra a idade e o destino que Você fala. Eu não posso fazer nada, porque a idade faz com que as coisas envelheçam, mas quando os homens morrem no fim de seu tempo, Eu dou a eles repouso, paz, e força. Por um tempo eles moram na lua, com os espíritos da lua; eles então retornam ao reino dos vivos. Mas Você é tão adorável, eu peço a Você que não retorne, mas permaneça comigo.'


Mas Ela respondeu: 'Não, porque Eu não amo Você.' Então 'Dis' disse: 'Se Você recusa a Me aceitar, então Você deve se ajoelhar perante o açoite da morte.' A Deusa respondeu a Ele: 'Se tiver de ser, que seja, melhor assim!' Então Tana ajoelhou-se em submissão diante da mão da morte, e Ele a açoitou com mão tão terna que Ela gritou: 'Eu conheço a sua dor, é a dor do amor.' 


'Dis' ergueu-A e disse: 'Abençoada seja, minha Rainha e Senhora.' Então Ele deu a Ela os Cinco Beijos da Iniciação, dizendo: 'Só através disso você pode alcançar o conhecimento e a alegria.'


E Ele ensinou a Ela todos os Mistérios Dele, e deu a Ela o colar que é o Círculo do Renascimento. E Ela ensinou a Ele seus Mistérios do Cálice sagrado que é o Caldeirão do Renascimento.


Eles se amaram e uniram-se um com o outro, e por um tempo Tana morou no reino de 'Dis'. Pois há três mistérios na vida do homem que são: Nascimento, Vida, e Morte (e o amor controla eles todos). 


Para sentir amor, você deve retornar no mesmo tempo e lugar que aqueles que você amou antes. E você deve encontrar, reconhecer, lembrar, e amá-los de novo. Mas para renascer você deve morrer e ser refeito em um novo corpo. E para morrer você deve nascer, mas sem amor você não nascerá entre sua gente. 


Mas nossa Deusa se inclina a favorecer o amor, a alegria, a felicidade. Ela protege e guarda com carinho suas secretas crianças nessa vida e na próxima. Na morte ela revela o caminho para a comunhão Dela, e na vida Ela ensina a elas a magia do Mistério do Círculo (o qual é colocado entre os mundos dos Deuses e dos homens)." [2]





_________________________
[2] - Mito da Descida da Deusa ao Submundo, em versão do moderno Clã Ariciano.
_________________________


A Subida da Deusa ao Mundo Superior


"Então veio o tempo, no Reino Escondido das Sombras em que Tana (Anthea) deu à luz a criança do nosso Grande Senhor Sombrio. E os Senhores dos Quatro Quadrantes vieram e olharam o Deus recém nascido. Então eles falaram a Tana da miséria do povo que vivia sobre o Mundo, e como eles sofriam em frio e escuridão. Tana, então, pediu aos Senhores para levarem Seu filho ao Mundo, e assim o povo rejubilou-se, pois o Deus da Luz havia retornado. 

Assim sucedeu que Tana deu a Luz para o Mundo, e para suas muitas crianças. Ela viajou, depois, de volta ao Mundo e foi recebida com grande celebração. Tana viu o esplendor do novo Deus quando Ele atravessava os céus, e ela O desejou. Mas a cada noite Ele retornava ao Reino Escondido e não podia ver a beleza da Deusa no céu noturno.


Uma manhã a Deusa levantou quando o Ele ia ao Reino Escondido, e Ela banhou-se nua no lago sagrado de Nemi. Então os Senhores dos Quatro Quadrantes apareceram a Ele e disseram: 'Olhe a doce beleza da Deusa da Terra.' E Ele olhou para a Deusa e foi fulminado por sua beleza e então Ele desceu sobre a Terra na forma de um grande Veado. 


'Eu vim para brincar ao lado do seu banho', Ele disse, mas Tana mirou o Veado e falou: 'Você não é um Veado, mas um Deus!' Então Ele respondeu: 'Eu sou Faunus, Deus da floresta. Quando eu fico sobre o mundo e também toco o céu e Eu sou Janus a Luz. Mas acima de tudo isso Eu sou Tagni, o primeiro nascido de todos os Deuses!' 


Tana sorriu e ergueu-se da água em toda a Sua beleza. 'Eu sou Fana, Deusa da floresta, e quando estou sobre você Eu sou Jana, a Deusa da lua. Mas acima de tudo isso eu sou Tana, primeira nascida de todas as Deusas!'


E Tagni pegou-A pela mão e juntos Eles caminharam nos prados e florestas, contando os contos de seus antigos Mistérios. Eles se amaram e foram Um e juntos Eles governaram o Mundo.


Ainda que sempre apaixonada, Tana sabia que o Deus iria logo passar para o Reino Escondido e a Morte retornaria ao Mundo. Ela deveria descer e abraçar o Senhor Sombrio, para dar à luz o fruto de sua união." [3]




_______________________
[3] - Mito da Subida da Deusa ao Mundo Superior, em versão do moderno Clã Ariciano.